Ciclo de agua
Prof.
Abrange os organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Nesse reino, também conhecido como reino das plantas, incluem-se certas algas e todos os outros vegetais: briófitas (musgos e hepáticas),
André Maia
pteridófitas
(como
samambaias e avencas), gimnospermas (como pinheiros) e angiospermas (ipê, limoeiro, feijão, capim, etc.)
Algas Pluricelulares
Reino
Metaphyta
clorofíceas rodofíceas feofíceas
Briófitas
musgos hepáticas Pteridófitas
samambaias avencas Gimnospermas
pinheiros ciprestes Angiospermas
lírio jacarandá feijão
Características básicas
ALGAS PLURICELULARES
•
Compreende:
1. Clorofíceas: são algas que possuem clorofila conferindo a cor verde característica
2. Rodofíceas: são algas que possuem além da clorofila e outros pigmentos, a ficoeritrina, um pigmento vermelho responsável por sua cor característica. 3. Feolíceas: são algas que possuem além da clorofila, a fucoseantina, um pigmento marrom responsável por sua coloração.
•
Talófitas: compreendem os organismos cujo corpo é semelhante a um talo, não se verificando uma nítida diferenciação de órgãos representados por raízes, caules e folhas.
Cornófitas:
são plantas que apresentam diferenciação entre raízes, caules e folhas, como é o caso das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
b) A presença de tecidos e transporte: plantas
vasculares
Critérios de Classificação das plantas
Os tecidos especializados de transporte, presentes, portanto, apenas em plantas vasculares, são representados pelo:
a) Organização do corpo
•
Considerando a organização do corpo de uma planta, o reino vegetal subdivide-se em:
Lenho ou xilema: basicamente formado por um conjunto de vasos que transporta a seiva bruta ou inorgânica. •
Líber ou floema: vasos condutores que distribuem pelo corpo vegetal a seiva elaborada ou orgânica.
c) Órgãos de reprodução: