Ciclo da água
A quantidade da água no nosso planeta tem permanecido praticamente inalterada. O que realmente muda é a forma e a qualidade de como é encontrada. A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, liquido e gasoso.
No ciclo hidrológico ela passa do estado liquido para o gasoso, sempre se renovando a cada ciclo. Esse fenômeno acontece com a ajuda da energia solar que evapora a água dos rios e mares, oceanos e lagos. Quando o vapor de água chega a certa altura, a temperatura cai e transforma o vapor em pequenas gotículas que vão se agrupando, os ventos e as correntes atmosféricas fazem essas gotículas se agruparem e formarem as nuvens. E volta para o estado liquido, um processo chamado de precipitação, como a chuva e a neve.
Pelo escoamento superficial, a água pode formar rios e lagos e voltar para o oceano e infiltrar-se no solo, formando lençóis subterrâneos. O ciclo da água pode ser também por meio da evapotranspiração, onde a água volta para a atmosfera por intermédio da transpiração ou da respiração dos seres vivos. Volta também para o solo pela urina, pelas fezes ou pela decomposição das folhas e dos cadáveres.
A transformação do meio ambiente feita pelo homem, como barragens hidroelétricas e fabricas, altera o ciclo hidrológico da região causando mudanças na temperatura e umidade. E os poluentes lançados na água e no ar, faz com que o ciclo hidrológico não se renove por si só, causando um prejuízo social e ambiental no meio onde