Ciclo Da Informação
A relação entre a temática e a estrutura social
Quando se fala em ciclo, o pensamento remete a ideia a algo que é realizado em etapas ou sequências de tarefas. Com o ciclo da informação também é assim, pois o mesmo pressupõe uma sequência lógica de acontecimentos envolvendo a informação, realizada por agentes que compõem esse ciclo. Sendo que cada um desempenha um papel específico e importante, tais como: o autor gera a informação, o editor dá formato comercial, a biblioteca faz o tratamento da informação e disponibiliza aos seus usuários, que por sua vez utilizam a informação contida nos vários suportes oferecidos, podendo ficar só no nível de consulta ou se transformar em um novo autor, gerando uma nova informação, iniciando, a partir desse momento, o ciclo da informação.
Sendo assim, o ciclo da informação é composto pelos agentes exclusivos que fazem parte de uma parcela da sociedade. Tal segmento, reunido aos demais, compõem a sociedade como um todo, a qual depende da informação para funcionar de forma ordenada dentro de uma estrutura maior denominada social.
A estrutura social
Por estrutura social entende-se a forma dada pelos homens à sociedade que eles habitam, a qual necessita de informação para se organizar. Implica na relação entre indivíduos, grupos e instituições e as diferentes funções que cada um exerce dentro dessa sociedade. Em outras palavras, a estrutura social é uma disposição ordenada das partes dentro de um todo e tal ordenação só é possível devido à informação produzida por seus elementos.
Dentro dessa sociedade existem grupos distintos, com identidades específicas, e organizações diferentes, com características particulares, trabalhando conforme a cultura organizacional. Independente de qualquer fator, o certo é que esses elementos que formam a sociedade são responsáveis pela construção das informações que vão estruturar a vida em coletividade, por meio de normas e leis estabelecidas pela sociedade. Logo tais elementos