Ciclo critico da logistica
O mundo está se tornando cada vez mais um mercado globalizado, e a expectativa é de que as empresas estejam mais preparadas para enfrentarem essa realidade.
O mercado exige das empresas atuar com velocidade e flexibilidade, neste cenário de desafios ás empresas, a logística tem se revelado um recurso de grande importância.
As atividades primárias da logística identifica aquelas atividades que são de importância primária para que sejam atingidos os objetivos de custo e nível de serviço, estas atividades são: transportes, manutenção de estoques e processamentos de pedidos, os quais formam o “Ciclo Crítico da Atividade Logística”.
1. CICLO CRÍTICO DA LOGÍSTICA
1.1Atividades Primárias da Logística
Sabemos que a Logística busca otimizar os fluxos de informações e materiais desde o ponto de origem (aquisição) até o ponto de destino final (consumidor), visando assim proporcionar níveis de serviço adequados as necessidades dos clientes/fornecedores e a um custo competitivo. Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima.
São as atividades-chaves, as mais importantes no ambiente da Logística e, que, além disso, participam com os maiores percentuais nos custos logísticos.
As atividades primárias da Logística empresarial são: transportes, manutenção de estoques e processamentos de pedidos, que reunidas formam o “Ciclo Crítico da Atividade Logística”.
1.2 Transportes
É a atividade que permite à empresa a movimentação de suas matérias-primas ou seus produtos de alguma forma. Sua importância é reforçada porque os transportes assumem, em geral, o maior percentual dos custos logísticos.
Costuma-se dizer que os transportes agregam valor de “lugar” ao produto, pois o posicionam adequadamente para atender a demanda.
Existem vários sistemas para se movimentar produtos: o sistema rodoviário, o sistema ferroviário e o sistema aeroviário. Tais sistemas e seus subsistemas serão estudados posteriormente.
1.3 Manutenção de