Ciclo Celular
CELULAR
Prof. Célio Cremonezi
Fº
CROMOSSOMOS E SEUS TIPOS
CICLO CELULAR
O ciclo celular compreende duas fases: a Intérfase e o Período de
Divisão Celular ou Fase Mitótica, este segundo também designado por mitose. INTERFASE
Intervalo G1 ou pós-mitótico
Existe uma intensa atividade de biossíntese
(proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organelos celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma
"avaliação interna" a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular. Caso a avaliação seja negativa, as células não vão dividir, passando ao estado G0 que dependendo da célula pode ter uma duração variada. E se a avaliação for positiva passase à fase seguinte sendo o processo irreversível.
Período S ou Período de Síntese
Vai ocorrer a auto-replicação semi-conservativa do DNA, passando cada cromossomo a possuir dois cromatídios ligados pelo centrómero.
Intervalo G2 ou pré-mitótico
Decorre desde o final da síntese de DNA até o início da mitose, com a síntese de biomoléculas essenciais à divisão celular.
Ocorre também a duplicação dos centríolos (o que implica na formação de dois pares) se a célula for animal (uma vez que estes não existem em células vegetais).
DIVISÃO CELULAR - MITOSE
A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie . Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e vegetais até os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução.
FASES DA MITOSE
PRÓFASE
No início da mitose, numa célula DIPLÓIDE, o
CENTROSSOMO e os CROMOSSOMOS encontram-se duplicados. Na prófase os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscopio comum.Cada cromossomo é constituido por duas