Ciclo Celular
Da divisão da célula depende a manutenção e continuidade da vida.
A este processo está sempre associada a replicação da informação genética(DNA), permitindo que cada célula-filha herde uma cópia do seu material genético, perpetuando as características da sua espécie.
O conjunto de transformações que decorrem desde a formação da célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas constitui o Ciclo
Celular.
Bactéria em divisão
Levedura em divisão
Nos organismos unicelulares, como as bactérias ou as leveduras, cada divisão celular corresponde à reprodução.
Interfase – ocorre a duplicação do material genético.
Fase mitótica – o núcleo divide-se (mitose) e, a seguir, divide-se o citoplasma (citocinese)
ocorre a duplicação do material genético.
Período em que a célula não se encontra em divisão e os cromossomas estão descondensados. Os cromossomas não podem ser visualizados no microscópio ótico comum. Período que decorre entre o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. Corresponde aos períodos G1, S e
G2.
Intervalo G1 – biossíntese de RNA e proteínas; formação de organitos; crescimento celular;
Cada cromossoma é constituído por um cromatídio.
Período S - replicação semiconservativa do DNA e síntese de histonas; filamentos de cromatina com estrutura dupla, cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídeos unidos por um centrómero ; Não ocorre alteração do número de cromossomas, no entanto, a quantidade de DNA duplica; Duplicação de centríolos, ficando, após isso, a célula com 2 centrossomas.
Intervalo G2 - biossíntese de RNA e proteínas; crescimento celular; Nesta fase os centríolos encontramse duplicados havendo por isso dois pares enquanto que na fase G1 só há um par.
O material genético está distribuído por várias moléculas de DNA.
Quando a