Ciclo celular e meiose
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
CAIO HENRIQUE LOPES DA SILVA
LUIS FELIPE GOMES LIMA RODRIGUES
SAYMON DA SILVA PACHECO
YURI GUSTAVO MORAES DE OLIVEIRA
CICLO CELULAR E MEIOSE
Rio Branco - AC
2013
CAIO HENRIQUE LOPES DA SILVA
LUIS FELIPE GOMES LIMA RODRIGUES
SAYMON DA SILVA PACHECO
YURI GUSTAVO MORAES DE OLIVEIRA
CICLO CELULAR E MEIOSE
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Ciências Moleculares e Celulares , do Curso de Odontologia, da Faculdade Barão do Rio Branco.
Orientadora (s): Prof. Emmerson Costa e Prof.ª Ariane Leão
Rio Branco - AC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CICLO CELULAR 4
Conclusões finais 11
Referências 12
INTRODUÇÃO
A capacidade de crescer e reproduzir são atributo fundamental de todas as células. No caso das células eucariontes, o processo básico de gêneses de novas células obedece a um padrão cíclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento quantitativo coordenado dos milhares de tipos diferentes de moléculas que a célula possui, inclusive de sua matéria genético, e culmina com a partição de seu núcleo e citoplasma em duas células filhas. As células originadas repetem o ciclo, e o numero de células aumenta exponencialmente. Este processo é denominado ciclo de divisão celular ou, simplesmente, ciclo celular.
A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Ciclo Celular
Quando somos formados, nos constituímos apenas de uma única célula, chamada zigoto, que através de sucessivas