Ciclo carbono
• Fluxos naturais de energia
São necessários 4,2 joules (1 caloria) para aquecer um grama de água de 1 °C, mas são necessários 2,46 kJ/g para evaporar a água (calor latente da água) O calor latente é novamente liberado quando o vapor se condensa sob a forma de chuva Essa é uma explicação do porque as pancadas de chuva serem associadas à tempestades – a enorme liberação de energia.
QUÍMICA AMBIENTAL
• Fluxos naturais de energia • Ciclo hidrológico
Extraímos fração muito pequena de energia no ciclo hidrológico Extração básica é a de energia nas usinas hidroelétricas Devemos nos lembrar que essa energia é uma forma de aproveitamento indireto do fluxo de energia solar.
QUÍMICA AMBIENTAL
• Exemplo para perceber as gigantescas quantidades de energia da natureza: Sabemos que para evaporar 1 cm3 de água são necessários 2,46 kJ de energia. Vamos calcular a quantidade de energia necessária para evaporar uma chuva de 20 mm, que caiu sobre a superfície terrestre com área de 100 km2. Para comparação, 1 ton de dinamite libera 4,18 x 106 kJ de energia. A bomba atômica lançada sobre Hiroshima tinha energia de 20000 ton dinamite.
QUÍMICA AMBIENTAL
• Consumo humano de energia Comparada ao gigantesco fluxo de energia provido pelo sol, a utilização humana é pequena Consumo humano de energia estimado em 2005 – 4,88 x 1017 kJ As taxas de crescimento do consumo de mundial de energia tem seguido uma função exponencial
QUÍMICA AMBIENTAL
CONSUMO HUMANO DE ENERGIA
QUÍMICA AMBIENTAL
• Consumo humano de energia
Deve-se analisar em detalhes o gráfico anterior O consumo de energia nos Estados Unidos ficou praticamente estagnado entre 1973 e 1986 A partir de 1987 a taxa voltou a aumentar, em função principalmente, da baixa nos preços do petróleo Em 2000, os Estados Unidos, com apenas 5% da população mundial consumiram 25% da energia mundial
QUÍMICA AMBIENTAL
• Consumo humano de energia
As nações ricas aumentaram muito a