Ciclo biologico Giardia Lamblia
439 palavras
2 páginas
Ciclo Biológico A Giardia lamblia é um parasita monoxênico, de ciclo biológico direto. A facilidade de manter esse ciclo in vitro contribui para o desenvolvimento de várias pesquisas. As formas infectantes para homens e animais são os cistos, sendo estes, portanto, os responsáveis pela disseminação da doença. A transmissão ocorre por via fecal-oral: de forma indireta, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, ou de forma direta, de pessoa a pessoa por meio de mãos contaminadas ou entre homossexuais masculinos. A transmissão direta também pode ocorrer a partir do contato direto com animais infectados. A ingestão de 10 a 25 cistos é suficiente para iniciar a infecção num hospedeiro humano. Ao ser ingerido, o cisto alcança o estômago, onde o meio ácido inicia o processo de desencistamento. Esse processo completa-se no intestino delgado, principalmente duodeno e jejuno, onde ocorre o rompimento dos cistos e a liberação dos trofozoítos. Cada cisto maduro com quatro núcleos libera dois trofozoítos binucleados. Por reprodução assexuada, num processo de divisão binária longitudinal, os trofozoítos multiplicam-se e colonizam o intestino. Eles se mantêm aderidos à mucosa intestinal por meio do disco suctorial.
O ciclo se completa pelo encistamento, processo no qual o trofozoíto se retrai, condensa e secreta uma membrana resistente, composta inclusive de quitina. Já no interior dos cistos formados ocorre nucleotomia, o que origina cistos maduros tetranucleados que serão eliminados para o meio exterior. O processo de encistamento ocorre na porção final do íleo e principalmente no ceco do hospedeiro, mas ainda não está totalmente esclarecido.
Supõe-se a influência de fatores dentro ou fora do parasita, dentre os quais se destacam o PH intestinal, e estímulo de sais biliares e o destacamento do trofozoíto da mucosa, sendo este último o fator de maior destaque, supostamente provocado pela resposta imune local. Os cistos são excretados junto com as fezes do