Ciclo biogeoquímicos e populações
2ª V.A.
Ciclos Biogeoquimicos e Populações
Professora: Ana Carolina Lins
Alunas: Aline Souza, Polyana Alves e Thayse Albuquerque
Curso: Agronomia
Turma: SA - 3
Recife, Março de 2013.
Sumário
Ciclos Biogeoquimicos
1. Sobre Ciclos Biogeoquimicos, no PDF da aula correspondente, identificar as letras ou números em vermelho em cada ciclo e descrever o que acontece naquela via (seta).
Bio refere-se a organismos vivos e geo refere-se à terra. A geoquímica estuda a composição química da Terra e a troca de elementos entre suas diferentes partes.
Os elementos essenciais para a vida circulam na biosfera em circuitos que vão do ambiente para os organismos e retornam ao ambiente em seguida, estas movimentações são conhecidas como ciclos biogeoquímicos. Cada elemento essencial detém um ciclo definido, enquanto os elementos não essenciais se integram e fluem juntamente com os elementos essenciais.
Estes ciclos enquadram-se em dois grupos:
1 – Tipos Gasosos: Onde o reservatório encontra-se na atmosfera ou na hidrosfera.
2 – Tipos Sedimentares: Onde o reservatório está na crosta terrestre.
Ciclagem do Nitrogênio
O ciclo do nitrogênio é do tipo gasoso, muito complexo e bem tamponado.
Figura 1 – Circulação de nitrogênio entre organismos e o ambiente, mostrando os microrganismos responsáveis por etapas chaves.
Na via A acontece a biofixação através da enzima nitrogenase, esta catalisa a quebra de N₂. A enzima também reduz acetileno a etileno, o que permite medir a fixação de nitrogênio em nódulos, solos, água ou qualquer lugar onde possa ocorrer fixação. A capacidade de fixar nitrogênio é bastante difundida entre microrganismos fotossintetizantes, quimiossintetizantes e heterotróficos. Na figura aparecem as Rhizobium, Azotobacter e Cyanobacteria fazendo a fixação biológica do N₂.
A via B mostra o ciclo longo do nitrogênio, no qual este fica armazenado por um longo