Ciclo biogeoquimicos
Aluna: Renata dos Santos Borges
Turma: 3103
Curso: Engenharia de Petróleo
Profª: Bárbara Monteiro
Os ciclos biogeoquímicos consistem no trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico. Bio, porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos; Geo, porque o meio terrestre é a fonte dos elementos, e Químicos porque são ciclos de elementos químicos.
Podemos distinguir basicamente três tipos de ciclos biogeoquímicos: ciclos dos elementos vitais (macro e micronutrientes), ciclo hidrológico e os ciclos sedimentares e gasosos dos elementos químicos. Os macronutrientes participam em quantidades superiores a 0,2% do peso orgânico seco; e os micronutrientes participam em quantidades inferiores a 0,2% do p.o.s do ser vivo. O ciclo hidrológico se refere à água. Os ciclos sedimentares se referem ao fósforo e o enxofre, o reservatório que supre esses elementos e os recebe de volta é a litosfera. Os ciclos gasosos se referem ao do carbono e do nitrogênio é o reservatório que supre esses elementos e os recebem de volta é a atmosfera.
O estudo de desses ciclos se torna cada vez mais importante, como, por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir a causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ou indiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência.
Ciclo Hidrológico
Água
Refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos:
Evaporação: dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar;
Transpiração: a transferência da água da superfície terrestre para a