Ciclo Bio
Uma das características mais importantes dos ecossistemas naturais é a circulação de matéria em seu interior.
Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos quimos de que necessitam. No entanto, de uma forma ou de outra estes elementos acabam retornando ao ambiente.
Este processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos constitui os chamados ciclos bioquímicos. Ainda que o ecossistema necessite da energia fornecida pelo Sol, a perpétua reciclagem de elementos como o carbono confere certa autossuficiência à biosfera, permitindo a manutenção da vida ao longo dos tempos.
RESUMO
O carbono é um dos constituintes essenciais para a sobrevivência dos seres vivos. Este elemento encontra-se presente nos componentes químicos dos compostos orgânicos e inorgânicos. Portanto, a reciclagem do carbono é de fundamental importância para a manutenção da vida animal e vegetal, na biosfera.
No Meio Ambiente o carbono é encontrado na forma de CO² (gás carbônico) em uma proporção baixa, aproximadamente 0,03 % e, em proporções semelhantes dissolvidos na água, na parte superficial dos mares, oceanos e lagos.
O elemento CO², é encontrado em maiores proporções nos compostos minerais, os carbonatos presentes em depósitos originários de fósseis de carvão e petróleo. E estes se originam de fosseis de vegetais e outros organismos, voltando à atmosfera pela erosão ou pela combustão.
O carbono é removido da atmosfera pela fotossíntese, onde incorpora-se aos seres vivos através dos vegetais, ou dissolvido em água. Desta forma o carbono destes compostos é utilizado na síntese de compostos orgânicos que vão suprir os seres vivos. As bactérias que realizam a quimiossíntese também utilizam o carbono para fabricar substâncias orgânicas. O composto mais comumente fabricado são os açucares (carboidratos), mais além dele as plantas também são