ciclo alcanos temsão do anel

1152 palavras 5 páginas
Discente: Guilherme de Almeida Lima; Jeferson Lopes Tomaz;
Curso/Semestre: Química Industrial/3° Semestre
Docente: Prof. Camila
Matéria: Química Orgânica I

Rotação

Os grupos ligados por apenas ligações sigma (ligação simples) podem girar em torno da ligação. As formas moleculares temporárias, assumidas durante a rotação dos grupos em torno da ligação simples são denominadas conformação da molécula. A analise de energia de uma molécula cujos grupos giram em torno de uma ligação simples é analise de conformacional.
O etano possui infinitos números de conformações diferentes em torno da ligação do carbono – carbono, e diferentes estabilidades. A conformação onde os átomos de hidrogênio estão ligados a cada átomo de carbono está perfeitamente alternada, quando se observa a molécula numa direção paralela ao eixo da ligação, é a conformação mais estável (energia de potencial mais baixa). Este efeito explica-se com facilidade os termos das interações repulsivas dos pares de elétrons de ligação. A conformação alternada permite a separação máxima possível entre os pares de elétrons das seis ligações carbono – hidrogênio é assim que tem a energia mais baixa.

Conformação do ciclo-hexano – mono e dissubistituído

O ciclo-hexano é um ciclo alcano peculiar, pois seu anel não possui tensão, fato que se deve a forma tomada por sua cadeia cíclica quando este entra em conformação.
Quando o ciclo-hexano se estabiliza os carbonos 1 e 4 se afastam da forma planar cíclica em direções opostas (um para “cima” e outro para “baixo”), isto faz com que o ciclo-hexano não apresente tenção em seu anel, sem sofrer tenção angular nem torcional. A essa forma estável do ciclo-hexano dá-se o nome de Conformação Cadeira, por se parecer com uma cadeira (não sei onde).
Estando na conformação cadeira, o ciclo-hexano se encontra com seus doze hidrogênios dispostos em duas posições, a axial, em que o hidrogênio se

Relacionados