Cibernética e Adminstração
Cibernética vem do grego kybernytiky e significa condutor, o piloto do navio. Governar um navio significa dirigi-lo por meio da comunicação e do controle. Em um navio o capitão estabelece o roteiro de viagem e o piloto como processador de informações, traduz o objetivo final e executa frente às intempéries naturais (tempestades, furacões...) a correção visando o objetivo pretendido. A cibernética foi criada por Robert Wiener entre os anos de 1943 e 1947, surgindo como uma ciência interdisciplinar, ou seja, para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas. Quando se fala em Cibernética deve-se lembrar do conceito de sinergia. Quando a soma das partes é maior que o todo. Os conceitos desenvolvidos pela Cibernética são hoje amplamente utilizados na teoria administrativa. As noções de sistemas, entradas, saídas, caixa negra, e homeostasia, fazem parte da linguagem administrativa.
O campo de estudo da Cibernética, são os Sistemas. É um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/ energia/ matéria para fornecer informação/ energia/ matéria.
Os sistemas cibernéticos apresentam três itens principais:
São excessivamente complexos;
São probabilísticos;
São auto-regulados
O sistema cibernético apresenta diversidade e é extremamente complexo. No fundo, é urna máquina manipuladora de informação, pelas suas relações com o ambiente. A atividade do seu mecanismo (seja o cérebro, a economia etc.) depende de sua capacidade de receber, armazenar, transmitir e modificar informação. É uma máquina de operar informação: pela sua grande diversidade, possui grande grau de incerteza, sendo descritível apenas em termos de probabilidades.
Uma empresa pode ser classificada na categoria dos sistemas excessivamente complexos e probabilísticos. Ela funciona como um organismo vivo que desenvolve técnicas de sobrevivência num