Cibercultura
Posted on 12/09/2014 by Supéria Publicidade
Ao pensar em ciberespaço, quase que inconscientemente o termo é associado à internet. O ciberespaço vai muito além de computadores, é um mundo virtual onde ao mesmo tempo em que se existe, não se é palpável. Neste mundo não há distâncias: nele fazemos negociações, trocamos informações e até criamos relações afetivas, ainda que separados por milhares de quilômetros um do outro.
Este encurtamento de distâncias foi preconizado por Marshal McLuhan, com o termo Aldeia Global. Neste espaço não se sabe o começo nem o fim. É fato que a internet é sua principal ferramenta, mas o usuário não está em um computador, ele ou a representação dele através de bits encontra-se no espaço do saber. Assim como existir no ciberespaço é real, a capacidade de adquirir conhecimento tornou-se possível, bem como a criação de comunidades virtuais e a troca constante de informações, nascendo a cibercultura.
A cibercultura é a junção da tecnologia com a cultura em meios digitais. É um fenômeno social que envolve os mais variados suportes de interação mundial, como: comunicação online, jogos multiusuários, redes sociais, realidade aumentada, dentre outros. Trata-se da relação que surgiu a partir da indústria do entretenimento, onde tecnologias de comunicação, informação e cultura caminham juntas.
Para o antropólogo Pierre Lévy, a cibercultura é a sociedade em rede. Um universo sem território tangível e uma cultura oriunda deste universo virtual, que ganharam força com o desenvolvimento da tecnologia e transformaram a comunicação real. A instantaneidade da informação, o encurtamento de distância e a interatividade, são fatores que se sucedem devido a esta nova dimensão, portanto abrem espaço para uma nova era na publicidade.
Apesar do avanço, a rede não tomou conta totalmente da comunicação e os meios tradicionais não perderam seu lugar, porém o tradicional não pode competir com a velocidade da