Cibercultura
Estamos hoje vivendo uma época de grandes transformações, e muitas delas são devidas às transformações tecnológicas. A tecnologia causou mudanças significativas em nossas vidas, pois está presente em praticamente todos os momentos. Hoje as relações pela internet difundiram-se a ponto de se acreditar que a humanidade adquiriu uma nova forma de cultura chamada Cibercultura, uma cultura tecnológica que envolve a sociedade, a interação entre seus agentes e o domínio de uma técnica. Nessa área o que mais se destaca é o ciberespaço, que é um espaço virtual para a comunicação disponível pelo meio da tecnologia. Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, o mesmo também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celulares, tablets, pagers, por exemplo.
A educação também está passando por um processo de transformações e construções, isso devido à inserção de novas tecnologias, visto que essas mudanças não são de agora, pois as tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz, da lousa e dos livros didáticos. A escola, que é o ambiente onde se constrói a educação formal começa a se apropriar do uso dos recursos tecnológicos para em seguida repensar as formas e metodologias adequadas a cada contexto social. Daí as Tecnologias Educacionais que é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais, deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes, passando a serem consideradas como elementos fundamentais de outro modo de pensar a educação.
O crescimento tecnológico trouxe novos artifícios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos educacionais utilizados hoje em dia. A utilização de internet nas escolas, o uso de tablets e jogos em salas de aula, criação de sistemas computacionais são alguns exemplos do uso dessas tecnologias na educação. Existe também a