ciam
Talvez o produto mais influente dos CIAM tenha sido a Carta de Atenas, escrita por Le Corbusier baseada nas discussões ocorridas na quarta conferência da organização. A Carta praticamente definiu o que é o urbanismo moderno, traçando diretrizes e fórmulas que, segundo seus autores, são aplicáveis internacionalmente.
INFLUENCIA
A organização foi muito influente. Não foi apenas empenhada em formalizar os princípios da arquitetura do Movimento Moderno, mas também viu a arquitetura como um instrumento político e econômico que poderia ser usada pelo poder público para promover o progresso social, melhorar o mundo através do desenho de edifícios e do planejamento urbano. Por quase trinta anos, as grandes questões da vida urbana e dos espaços foram discutidos pelos membros da CIAM. Os documentos que produziu, e as conclusões a que chegou, tiveram uma enorme influência sobre a forma de cidades e vilas em todo o mundo.
A organização foi muito influente. Não foi apenas empenhada em formalizar os princípios daarquitetura do Movimento Moderno, viu a arquitetura como um instrumento político e econômico que poderia ser usada pelo poder público para promover o progresso social, melhorar o mundo através do desenhode edifícios e do planejamento urbano.
O 1º congresso em 1928, em La Sarraz, um pequeno grupo internacional, formulou o manifesto que fundou as bases da arquitetura contemporânea. A Declaração de LaSarraz, afirmou que a arquitetura não podia mais existir em um estado isolado separado dos governos e da política e que as condições econômicas e sociais afetavam fundamentalmente os edifícios dofuturo.
O 2º congresso foi realizado em Frankfurt, em 1929 por Ernest May, seu tema era “Habitação para moradores de