CIA Moda Fashion
Patrimônio é o conjunto de posses, a riqueza de uma pessoa, quer seja ela física ou jurídica, o Patrimônio pode se revestir de características de poupança, de renda e investimento.
A Ciência Contábil tem como objeto de estudo o Patrimônio, registrando as modificações que nele ocorrem, analisando as causas e efeitos dessas modificações e orientando a tomada de decisão dos gestores, visando sempre a perpetuidade do Patrimônio.
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.
Ativos, bens e direitos:
São coisas capazes de satisfazer as necessidades das Empresas e das Pessoas e são suscetíveis de avaliação econômica.
Bens: Podem ser dotados ou não de forma física, podem ser para uso, troca ou consumo. Bens tangíveis: tem forma física, são palpáveis, ex: veículo, imóvel, estoques, ferramentas, etc.
- Bens intangíveis: não possuem forma física, não são palpáveis, ex: marcas (bom-bril, kaiser), patentes (direito sobre uma invenção, direitos autorais).
BENS +DIREITOS OBRIGAÇÕES v
Dinâmica patrimonial:
É a movimentação do patrimônio pelas transações que a empresa realiza.
Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio:
- Qualitativos: tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um, separação dos componentes pela sua natureza.
- Quantitativos: referem-se ao valor com que cada componente possa ser expresso em moeda, registro dos componentes pelo seu valor.
Permitem a mensuração do patrimônio e conhecer os elementos que o compõem.
Representação gráfica do patrimônio:
Para facilitar o entendimento de patrimônio contábil e o mecanismo que envolve o processo contábil, vamos representá-lo por meio de um gráfico em forma de "T“.