ci555
O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações de temporização ou como multivibrador. O CI foi desenhado por Hans R. Camenzind, sendo projectado em 1970 e comercializado em 1971 pela Signetics (mais tarde adiquirida pela Philips). O nome original era SE555/NE555 e foi chamado de "The IC Time Machine". Este componente continua em pleno uso, graças a sua simplicidade de uso, baixo preço e boa estabilidade. Ainda hoje a Samsung na Coréia fabrica acima de 1 bilhão de unidades por ano (2003).
O temporizador 5 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados jamais produzidos. É composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resístores num chip de silício em um encapsulamento de 8 pinos duplo em linha (DIP). Da mesma família de temporizadores temos ainda o CI 556 composto pela combinação de dois temporizadores 5 combinados em um encapsulamento de 14 pinos DIP. O CI 558 é um encapsulamento de 16 pinos DIP que combina quatro temporizadores 5. também estão disponíveis versões de ultra baixa potência como o CI 75, que utiliza um número menor de componentes externos e tem menor consumo de energia.
O 5 tem três modos de operação:
•Modo monoestável: nesta configuração, o CI 5 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
•Modo astável: O CI 5 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.
•Modo biestável: o CI 5 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.
Curiosidade: o nome "5" foi adotado em alusão ao fato de que existe uma rede interna (divisor de tensão) de três resistores de 5kohm que servem de referência de tensão para os comparadores do circuito integrado.
Uso
Diagrama esquemático do temporizador 5
Diagrama esquemático:
CI