Ci ncias Sociais
Ciências Sociais
Anhanguera FACNET
Curso: Administração
Disciplina: Ciências Sociais
Tutor: Sílvia Cavalcanti
Participantes:
Taguatinga – DF, Novembro de 2013
Índice:
1. Indivíduo, Sociedade e Cultura
1.1 Bibliografia
2. Contraponto
3. Trabalho, Consumo e Sociedade
4. Reflexões
5. Interações Sociais no Cotidiano da Sociedade Atual
6. Divergências Sociais
7. Sociedade e Meio Ambiente
1. Indivíduo, Sociedade e Cultura
Indivíduo e sociedade estão diretamente associados. A sociedade é exatamente o fruto da relação entre os indivíduos que as formam.
Sendo sociedade o conjunto de indivíduos de uma coletividade que seguem as mesmas leis ou preceitos.
Indivíduo é uma unidade elementar de um sistema maior e mais complexo; segundo o dicionário, indivíduo vem do latim individuus, que significa literalmente, sem divisão, somente um.
Segundo Hegel, o indivíduo é íntegro somente na medida em que mantém relações sociais, se submetendo a vontade geral, no campo moral e político o indivíduo é a pessoa.
Ao nascer um indivíduo, uma pessoa, este é dotado de características, que não são desenvolvidas naturalmente, necessitando-se de estímulos do meio para que cada uma delas seja desenvolvida, moldada e utilizada em conformidade com os padrões do local onde cada indivíduo nasce. O que devemos ou não fazer, nossos valores, vêm do convívio em sociedade, em primeira instância na família e depois vão se somando às experiências na escola, com amigos, meios de comunicação, convivência com outros no trabalho, etc. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam.
Pode-se definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentes ao comportamento, mas entre eles há sempre fatores comuns que representam atitudes normais e previsíveis de quaisquer dos membros da sociedade diante de uma dada situação.
Em conseqüência, apesar do número infinito