CI NCIAS CONTABEIS S cio Ambiental
RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL
Com a intenção de crescimento e atingir o mercado internacional, as empresas brasileiras vem submetendo-se a um requisito indispensável para a organização, trata-se da implantação de um certificado ambiental, o ISO 14001. No entanto, sua adoção é similar ao ISO 9000, devido seu alto custo de implementação, torna-se uma barreira para várias empresas que pretende buscar novos meios de gestão ambiental básico, e transformando em um sistema mais sofisticado. A melhoria continua com o ISO 14001, pois ela é a responsável por toda a elaboração gerencial e operacional de desempenho, assim busca atingir melhores resultados em relação ao ambiental.
Pode-se identificar quatro tipos de fontes de motivação, são elas: Motivação reativa, motivação interna, motivação proativa e motivação legal, que leva as características de quatro dimensões de benefícios, sendo de produtividade, financeira e benefícios relacionados a sociedade e de marketing.
As empresas e todo o mundo tendem a incorporar novos aspectos às certificações, pois percebem que a norma ISO 9000 pode ser utilizada para tratar questões relacionadas ao meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. Por estar em concordância com a norma ISO 9000 torna-se mais fácil sua integração. Para a publicação de normas internacionais a ISO se divide em comitês técnicos que discutem e elaboram documentos em diversas áreas, dividindo-os em dois grandes grupos para orientação dos processos (organização) para orientação do produto a ABNT/CB-38 tem o papel de participar de reuniões internacionais de desenvolvimento das normas da ISO que representa os interesses dos brasileiros, que tem como acreditadora brasileira o inmetro que credencia as empresas responsáveis pela emissão dos certificados ISO 14001.
Diante disso surge a responsabilidade sócio empresarial que tem como objetivo tomar decisões e estratégias voltadas para o sucesso dos negócios, como o desenvolvimento sustentável, e