Ci Ncias Aplicadas 2 1
Componente Curricular Ciências Aplicadas
1
Proposta de Guia de Orientação Metodológica para
Componentes Curriculares de Ciências Aplicadas para Cursos de Ensino Médio do SESI1
Capacitação para a condução dos novos componentes curriculares
Dos estudantes que se formam nos cursos do SESI para, em seguida, dirigirem-se aos diferentes cursos profissionalizantes, espera-se o domínio de linguagens, a capacidade para propor e tomar decisões práticas e para se adaptar a mudanças contínuas, no que se refere à cultura científica, em associação com as especialidades que escolherão.
Sua educação
científica, tanto quanto o equipá-los conceitualmente para atividades técnicas, deve preparalos para trabalhar cooperativamente de forma responsável e criativa.
Com esse objetivo, em seguida ou em paralelo com o aprendizado das ciências básicas nas quais se apresenta o estado da arte de cada campo de saberes, os componentes curriculares das ciências aplicadas devem se direcionar para as necessidades conceituais e práticas dos componentes curriculares profissionalizantes. Ao mesmo tempo, seu aprendizado será tão mais eficaz se promover a iniciativa na busca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, antecipando assim a vivência prática, no que se refere à interface científico tecnológica. Isso é de fato objetivo central, pois o conjunto das aplicações científicotecnológicas é um conjunto aberto, sem limite portanto, de forma que a construção de atitude investigativa e propositiva toma lugar de qualquer pretensão de se cobrir uma ementa préestabelecida.
As escolas SESI, por sua natureza, já contam em alguma medida com educadores preparados para lidar com conhecimentos e procedimentos dessa interface entre as ciências e
1
Proposta elaborada sob supervisão de Luis Carlos de Menezes junto da Comunidade Educativa CEDAC, como Produto
2 do contrato Ref: ED00499/2014 SA-1627/2014 PROJETO: 570BRZ1011, firmado entre UNESCO e CE