Ci Ncia Politica
A finalidade social deve ser algo que a grande maioria dos indivíduos de uma sociedade consideram como valoroso e mereça s esforços para a sua realização. Nesse sentido a finalidade social deve ser algo que satisfaça ao critério de universalidade. Dallari acredita que o bem comum é a finalidade social por excellence.
O bem comum não poderá ser nem um bem material – caso em que excluiria todos os indivíduos que nos têm os bens materiais como os mais relevantes valores – nem um bem espiritual – caso em que excluiria todos os indivíduos que não contem esses bens como os mais importantes. Assim Dallari propõe entender como bem comum o conjunto das condições sociais, políticas, econômicas jurídicos e e etc que permitam o desenvolvimento pleno da personalidade dos indivíduos de uma sociedade. Para ele, toda sociedade incapaz de realizar o bem comum abre espaço para sua transformação, que pode se dar tanto por via de reforma – quando as instituições sociais são internamente alteradas – ou por via revolucionária – quando as instituições são destruídas violentamente para a construção de novas instituições sociais em substituição as eliminadas.
O segundo elemento constituinte de uma sociedade é a ordem sócio- jurídica. Esta te por função tornar possível a realização da finalidade social através da coordenação das ações de diversos indivíduos e instituições sociais. A complexidade inerente à finalidade social exige que os indivíduos possam agir de forma harmônica, tendo em vista o fim coletivamente estabelecido. Além disso, é preciso que a sociedade lembre constantemente qual é sua finalidade e, portanto, persistam seus esforços necessários para o seu alcance.
Evidentemente, uma finalidade