CI NCIA POL TICA Revis O Prova
Tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico como em sentido prático, referido ao passado, ao presente e as possibilidades futuras.
PRISMA JURÍDICO OU POLÍTICO PROPRIAMENTE DITO:
Preocupação com aspectos jurídicos da Política, reduzindo-a a um simples corpo de normas. Constrói uma Teoria Geral do Estado, que passa a ser um conceito puro, longe das implicações sociológicas, morais, éticas, históricas ou filosóficas. Aqui, a força coercitiva do Estado depende da eficácia de suas normas jurídicas.
A CIÊNCIA POLÍTICA ENCARREGA-SE, HOJE EM DIA, DE ANALISAR:
O exercício do poder político;
As atividades estatais;
A administração e a gestão pública;
Os sistemas políticos;
O regime partidarista;
Os processos de eleições, entre muitos outros assuntos.
A CIÊNCIA POLÍTICA E O DIREITO CONSTITUCIONAL
Analisando a relação entre as matérias percebemos que a maior ou menor coincidência de áreas da Ciência Política com o Direito Constitucional depende da estabilidade ou instabilidade do meio político e social.
Por isso a Ciência Política e o Direito Constitucional devem manter estreitas relações, fazendo do sistema jurídico institucional, sancionado pela ordem jurídica, o ponto de apoio mais firme com que estender as outras esferas sociais de todas as indagações de cunho caracteristicamente político.
ESTADO:
É a reunião de uma multidão de homens vivendo sob as leis do Direito, além de se formar quando o poder se assenta numa instituição e não num homem.
ESTADO X SOCIEDADE
Estado é laço jurídico ou político ao passo que a sociedade é uma pluralidade de laços.
NAÇÃO
É uma sociedade natural de homens, com unidade de território, costumes e línguas, estruturados numa comunhão de vida e consciência.
POPULAÇÃO
Todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátrida.
Ex.: A população da china tem mais de um bilhão de habitantes e consequentemente