CI NCIA DO CUIDAR
SUMARIO
Introdução
1.0 Dom e arte do cuidar
2.0 Cuidado ao ser Humano
3.0 As necessidades Humanas
4.0 Ser humano hospitalizado e longe do seu meio cotidiano
4.1 A busca pela integração a esse meio, a sociedade e a família
5.0 O gestor hospitalar, frente ao mercado competitivo.
Conclusão
Integrates:
Adriana Nunes
Dionele Paula
Ezequias
Hemilly
Ilzania
Kauara
Kátia
Keila
INTRODUÇÃO
Para ser um profissional da enfermagem é importante que se tenha um "dom" muito especial, que permita num único olhar, num gesto e até mesmo nos momentos mais difíceis entender, acolher e prestar cuidados ao ser humano dentro de suas necessidades, sejam elas de âmbito físico,biológico, emocional,psicológico, espiritual, social e cultural.
A enfermagem como arte ficou historicamente conhecida como a função de cuidar de pessoas enfermas, moribundos e excluídos. Talvez por ter suas origens ligadas a ações realizadas, na grande maioria das vezes por mulheres e religiosas que cuidavam de pessoas que não tinham dinheiro para pagar um médico e até mesmo pelas parteiras, que prestavam cuidados a mulher em trabalho de parto em suas casas. Mas ao refletirmos na enfermagem não só enquanto arte, mais também como uma ciência reconhecida nos meios acadêmicos, devemos pensar que o "cuidar" requer de algo mais do que o simples ato do cuidado, requer reflexão, pensamento crítico, interesse pelo problema, preocupar-se em encontrar soluções mais adequadas para cada situação, um julgamento crítico e reflexivo. O cuidado por sua vez requer precaução, cautela, responsabilidade e preocupação.
Esta arte que é reconhecida nos profissionais de enfermagem vem com certeza da relação direta com o cuidado ao ser humano, na maioria das vezes em situações de adoecimento e no auxílio para que alcance o máximo de saúde durante sua vida, procurando atuar como um agente que procura adaptar as necessidades humanas em várias situações e locais, como é o caso do ser humano hospitalizado e longe de seu meio