Château de Chambord
Construído por ordem do rei François I entre 1519 e 1547, onde foi criado com o intuito de ser uma mera residência para o rei quando este estivesse na região praticando a caça.
Devido às suas dimensões colossais, Chambord é conhecido como “o castelo de todos os exageros”. Estes são alguns dos números do gigante de pedra, edificado entre os anos de 1519 a 1685: 156 metros de comprimento, 56 metros de altura, 77 escadas, 282 chaminés, 800 colunas esculpidas e 426 divisões, uma propriedade com 5440 ha, cercada por um muro de 32 km.
Foi eleito patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1981.
O castelo foi concluído em 1685 por Luis XIV.
Ficha Técnica
Localização: Vale de Loire, França;
Período de construção: 1519 à 1685;
Dimensões: 156 x 120m;
Principal arquiteto: Domenico da Cortona;
Arquitetos
O projeto original do Château de Chambord é atribuído, apesar de várias dúvidas, a Domenico da Cortona, cujos modelos de madeira sobreviveram tempo suficiente para serem traçados por André Félibien, no século XVII.
Alguns autores, de qualquer forma, afirmam que o arquiteto renascentista francês Philibert Delorme teve um papel considerável no desenho do castelo.Chambord foi alterado consideravelmente ao longo dos vinte anos que durou a sua construção (1519- 1547), período durante o qual foi supervisionado por Pierre Neveu.
Em 1913 Marcel Reymond fez a primeira sugestão de que Leonardo da Vinci, um convidado do rei Francisco I, em Clos Lucé próximo de Amboise, foi responsável pelo desenho original.
Localização
Localizado no Vale de Loire, França.
O Parque
Omnipresente à volta do castelo, tal como o estojo de uma jóia sublime, o parque de Chambord é um alto local do património natural francês. Os 5540 ha de carvalhais, pinhais, charnecas, pântanos e clareiras são geridos desde há séculos, conformemente ao objetivo prioritário atribuído à propriedade de
Chambord: a caça. Atualmente, essa prioridade está