chás para saude
Seus princípios ativos contem: citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.
Indicações terapêuticas: é uma planta de efeitos comprovadamente relaxantes. Ajuda a regular a menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, combate mau hálito, revigora em banhos.
Preparo: em uma xícara, ponha 1 colher de folhas e ramos picados de erva-cidreira e adicione água fervente. Abafe e coe. Tome uma xícara pela manhã e outra à noite. A erva-cidreira não deve ser confundida com capim-limão, que é outra espécie.
Passiflora - (Passiflora incarnata)
Retirado das folhas do maracujá ou especialmente do maracujá açu. É no suco do maracujá que existe boa quantidade de vitaminas, especialmente A e C, além de sais minerais, como cálcio e ferro, e fibras.
Usado por muitas gerações, é uma planta conhecida no Brasil de sul a norte, famoso pela sua ação nas propriedades calmantes que são depressoras do SNC. É vendido com o nome comercial de Passiflorina (ou Maracujina), um sedativo natural encontrado nos frutos e folhas.
Indicações terapêuticas: usar as folhas. Pode-se usar de 6 a 8 gramas. O chá reduz a atividade excessiva do sistema nervoso. Tome uma ou duas xícaras por dia. Preparar como a erva-cidreira descrita acima.
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é um problema muito sério e silencioso que atinge centenas de pessoas, muitas delas nem sabem que sua pressão arterial está alterada, até que sofrem alguma crise. Aliás, chama-se pressão arterial porque o sangue é transportado para todo o corpo através das artérias e estas, oferecem maior pressão do que as veias, que são quem trazem o sangue novamente ao coração.
Quando o coração se contrai, a pressão nas artérias é a sistólica e quando ele dilata é a diastólica, se medirmos