Chuvas ácidas
O QUE SAO AS CHUVAS ACIDAS?
Considerando que o pH das chuvas, consideradas, normais é ≈ 5,6, as chuvas ácidas possuem um valor de pH inferior a 5 unidades. Existem varios tipos de chuvas ácidas, pois é preciso descrever os vários tipos de acidez atmosférica. Ou seja, a acidez na forma húmida e na forma seca.
A forma húmida refere-se à chuva, nevoeiro e neve que caem no solo. E a forma seca refere-se a partículas sólidas e gases.
O vento pode transportar os materiais que causam as formas húmida e seca da chuva ácida e enormes distâncias. Os poluentes ácidos também podem ficar em “reserva” nas neves e glaciares.
CAUSAS DAS CHUVAS ACIDAS
Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases, naturais, presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise é ácida. Essa acidez natural, é normalmente, formada em grandes altitudes, nas nuvens onde os oxidos de enxofre e os óxidos de azoto reagem com a água, o oxigénio e outros oxidantes, formando uma solução de ácido nítrico e ácido sulfúrico.
Parte do óxido de enxofre (SO2) atmosférico provém de processos naturais como as erupções dos vulcões. Mas uma grande quantidade é formada pela atividade humana, como por exemplo na combustão dos combustiveis fósseis, principalmente o carvão, nas centrais termoelétricas.
O dióxido de enxofre é oxidade a trióxido de enxofre que, reagindo com a água, forma o ácido sulfúrico.
SO2 + ½ O2 ⇌ SO3
que é seguida por:
SO3 + H2O ⇌ H2SO4
Os óxidos de azoto (NOx) formam-se, principalmente, durante a combustão nos motores de motores automóveis e centrais térmicas.
Apesar do azoto (N2) ser o gás mais abundante na composição da atmosfera da Terra, aquele elemento na sua forma diatómica é muito pouco reactivo. Para reagir com o oxigénio gasoso precisa de grande quantidade de energia sob a forma de altas temperaturas e pressões ou uma via catalítica adequada. São estes gases que, reagindo com os componentes da atmosfera, em particular com a água,