Chuvaacida
Trabalho de química
O que é chuva acida:
A chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. Com um pH em torno de 5,4, a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza. Já a chuva ácida, com o pH inferior a aproximadamente 5 é um fenômeno que ocorre devido à poluição atmosférica, com a liberação de óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre
(na maioria das vezes liberados na queima de combustíveis como o carvão e o petróleo), que provoca um grande problema ambiental, podendo contaminar tempestades, neblinas ou nevoeiros, e dessa forma pode afetar as florestas, acabar com os nutrientes do solo, matar a vida aquática e prejudicar a saúde humana.
.
Reação química presentes na chuva acida:
Queima do enxofre: o S + O₂
SO₂
Transformação do SO₂ em SO₃: o 2SO₂ + O₂
2SO₃
Reações dos óxidos com a água: o SO₂ + H₂O
H₂SO₃
o SO₃ + H₂O
H₂SO₄
Chuva ácida causada pelos óxidos do nitrogênio:
Reação entre N₂ e O₂ nos motores dos automóveis (devido à temperatura elevada): o N₂ + 2O₂
2NO₂
Reação do óxido com a água: o 2NO₂ + H₂O
HNO₂ + HNO₃
As conseqüências para a fauna e flora:
•
Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5, podendo ocorrer a morte de todos os seres que vivem ali.A chuva ácida também causa a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão. A acidez do solo, inclusive, é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal em diversos países.
Para o ser humano
Para o homem, o acúmulo de dióxido de enxofre no organismo pode levar à formação de ácidos no corpo humano, causando danos irreversíveis aos pulmões.
Também reflete no aumento das doenças cardiovasculares e das vias respiratórias, das conjuntivites e das alergias.
Edifícios e monumentos
•
A chuva ácida pode ser responsável pela