chuva ácida
Origens da chuva ácida, causas e consequências, Poluição do ar,como evitar
O lançamento de gases poluentes na atmosfera tem intensificado o fenômeno conhecido como chuva ácida. Entre os problemas gerados pela chuva ácida estão a destruição de florestas, a contaminação dos rios e a danificação de edifícios e monumentos.
Origens da Chuva Ácida
A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alteração no meio ambiente. As fábricas com suas máquinas a vapor, queimavam toneladas de carvão mineral para gerar energia. Neste contexto, começa a surgir a chuva ácida. Porem, o termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra.
Causas
Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados.Onde ocorre a poluição atmosférica decorrente da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil.
Consequências
Entre as consequências gerados pela chuva ácida estão a destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc.
Poluição do ar
A Chuva Ácida é uma das principais consequências da poluição do ar, pois a queima de carvão ou de derivados de petróleo liberam resíduos gasosos o óxidos de nitrogênio e enxofre, que reagindo com a água formam os ácidos nítrico e sulfúrico, presentes nas precipitações desse tipo de chuva. Esses poluentes são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros, fazendo com que as chuvas ácidas caiam a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países.
Como evitar a chuva ácida
CONSERVAR ENERGIA
Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75%