CHULA GAUCHA
ORIGEM:
Chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul. Dançada em desafio, praticada apenas por homens. A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros Estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal. A chula portuguesa (antiga chula) é baseada em batidas dos pés e nos desafios.
Antigamente os gaúchos faziam essas travessias de gado na parte da pecuária,ficavam dias e dias viajando de um gado para o outro,durante a noite não tinha nada o que fazer,eles se desafiavam passos de sapateado.
CARACTERÍSTICA:
Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 2 ou 3 metros de comprimento é colocada no chão, como dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira.
FIGURINO:
Para a realização da chula os homens se vestem com roupa tradicional gaúcha, o que inclui botas de cano mole e grandes esporas, bombacha, guaiaca, camisa de cor única, lenço de seda ao pescoço e chapéu, além de acessórios que podem variar como colete e faixa na cintura. Apesar das mulheres não desenvolverem a chula, quando participam de algumas coreografias mesmo que de modo secundário, usam roupa típica de uma prenda gaúcha, que se resume ao seu vestido rodado, de longo comprimento, podendo ser estampado ou liso. Na maioria das vezes elas usam seus cabelos presos com um coque.