Chroma key
O microfone de mão é o tipo mais comum. Muito usado em entrevistas e por cantores, além de permitir ser segurado pelo usuário, pode ser fixado em um pedestal, pendurado ou mesmo ser deixado no chão.
O ideal é que ele tenha um amortecedor interno para diminuir os ruídos com a manipulação e ser bem robusto.
Para uma captação melhor, o microfone de mão deve ser posicionado a uma distância de 15 a 30 cm da boca do locutor e num ângulo de 45 graus. Em geral os microfones de mão são do tipo dinâmico.
Microfone de Lapela
É projetado para ser usado junto do corpo humano, também chamado de Lavalier, é outro tipo muito utilizado. De formato muito pequeno, é preso à roupa deixando o usuário com as mãos livres.
Ele pode ser facilmente escondido atrás de qualquer objeto, neste caso o som deve ser equalizado para parecer natural.
Os microfones de lapela podem ser ligados diretamente ou através de emissores/receptores sem fio. Quando são usados sem fio, um pequeno transmissor é colocado na roupa do usuário.
Se ele for duplo são usados dois transmissores com frequências diferentes.
Microfone ShotGun
O Shotgun é projetado para captar sons de distâncias maiores. Deve-se evitar apontá-lo para superfície dura, como uma parede de azulejos ou de tijolos, porque elas podem refletir sons de fundo ou deixar o som oco.
O Shotgun é muito sensível ao barulho causado pelo vento, por isto deve ser movimentado com cuidado e, sempre que possível, usa-lo com quebra-vento de espuma.
Microfone PZM - Pressure zone microphones
E um microfone projetado para captar o som de várias pessoas. O PZM iguala o volume de todos os sons captados dentro de seu alcance.
Microfone de Contato
Captam sons em contato direto com a fonte sonora. Muito usados para a gravação de instrumentos musicais e de sapateados em geral.
Microfone especialmente para utilização em estúdios de gravação.
Microfone Sem Fio
O microfone sem fio, também chamado de microfone de rádio ou de