Choque entre culturas
Diferenças básicas entre o Islamismo e a Civilização Ocidental
A civilização Islâmica ocupa todo o oriente médio - exceto em Israel, onde predomina o judaísmo - numa boa parte no norte da África , algumas partes da África e da Ásia.
A característica fundamental do islamismo é o seu monoteísmo rigoroso – se Deus é Deus, só pode ser um único e só - a sua religiosidade, mandando orar, nada menos que cinco vezes ao dia, o seu amor pela Ciência e pelos pobres, a sua inimizade contra o paganismo, proibindo até mesmo esculpir ou pintar ou representar a figura humana ou de animais.
A Civilização ocidental provavelmente seria a maior das civlizações, consiste nos países na América, na Europa ocidental, e outros países que têm o Cristianismo como religião predominante, devido à influência europeia.
Ao contrário do mundo Islã, o Ocidente tem como base o progresso industrial e o capitalismo, com os quais, a maioria dos ocidentais tem como objetivo principal ganhar muito dinheiro, enquanto alguns poucos colocam a espiritualidade em primeiro plano e tem como objetivo seguir os ensinamentos da bíblia.
Mais de 90% dos islâmicos tem como base um estilo de vida que procura em primeiro lugar seguir o ensino do Alcorão que é o livro sagrado da sua religião.
Existem muitas outras diferenças entre a civilização ocidental e a Islâmica , princincipalmente aquelas culturais, referentes aos costumes. A que mais intriga os Ocidentais é a inferioridade da mulher diante do homem. Na cultura Islã a mulher é submissa ao homem e tem que ficar em casa cuidando do lar, quando sai as ruas, tem que sair com o rosto coberto com um véu.