CHOQUE EL TRICO NR 10
O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes no mundo, resultado da passagem de uma corrente elétrica através do corpo. Essa corrente pode causar queimaduras, perda de membros e até mesmo parada cardiorrespiratória levando a morte. Em termos de riscos fatais o choque elétrico pode ser analisado por dois aspectos:
Corrente Elétrica de Baixa Intensidade: A corrente elétrica depende da baixa tenção e da resistência – Se temos tenção baixa e resistência alta temos – BAIXA CORRENTE. Nesse caso os efeitos mais graves a se considerar são as paradas cardíacas e as paradas respiratórias.
Corrente Elétrica de Alta Intensidade: Neste caso temos tensão alta e baixa resistência, nos choques por corrente alta o choque é o mais grave, ou seja, o efeito será – Queimaduras internas e externas.
COMO SE PREVENIR
Para lidar com o choque elétrico é preciso observar os riscos que estão à nossa volta e não vacilar. Hoje, no Brasil, estima-se que quatro pessoas são vítimas de choques elétricos a cada dia, ficando com graves seqüelas ou perdendo a vida. Quase sempre a desatenção e o desconhecimento são os principais fatores que levam a esses acidentes. Pode – se dizer que o trabalho onde não e possível a desirgenização do circuito para evitar choques elétricos ou minimizar seus efeitos deve-se entre outras medidas de controle aumentar a resistência (O choque depende muito da resistência). Por isso o uso de Botas e luvas adequadas.
EFEITOS DO CHOQUE ELETRICO (Fatores)
Percurso da corrente elétrica
Tempo de duração
Área de contato
Freqüência da corrente elétrica
Condições da pele do individuo
Condições físicas de um individuam
Estado de Saúde do individuo
EFEITOS DO CHOQUE ELETRICO (Corpo Humano)
Elevação da temperatura dos órgãos devido o aquecimento produzido pelo choque elétrico.
Queimaduras de primeiro, segundo e terceiro gral.
Rigidez dos músculos
Comprometimento do coração quanto ao ritmo e comprometimento cardíaco. Comprometimento