Choque do petróleo
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria).
Objetivos da OPEP
- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
- Definir estratégias de produção;
- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.
Fazem parte da organização os seguintes países:
- Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar.
- África : Angola, Argélia, Líbia e Nigéria.
- América do Sul: Equador e Venezuela.
Brasil na OPEP? Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.
Curiosidade: Atualmente, os países membros da OPEP possuem cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo.
Os preços do petróleo eram extremamente baratos até 1973, depois subiram assustadoramente até 1981 e passaram a declinar novamente, chegando a um patamar médio mais ou menos estável nos anos 90.
As causas desse declínio dos preços do petróleo nos anos 80 estão ligadas fundamentalmente ao excesso de produção e de oferta.
Os sucessivos aumentos no preço do petróleo, após 1973, acarretaram uma notável transferência de riquezas para os países da OPER. Para ter uma ideia do volume de dinheiro ganho por esses países com as exportações de petróleo, apenas no período de 1973 a 1980 a Arábia Saudita acumulou uma receita de cerca de 200 bilhões de