Chocolate
O chocolate é feito com base em amêndoa fermentada e torrada do cacau. Este pode ser encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida e pode ser doce ou amargo.
Como é um alimento natural completa uma alimentação saúdavel se for consumido com moderação. Uma pequena barra pode completar uma refeição ou servir para quebrar o apetite, nos intervalos das refeições.
O chocolate é alvo de muitas histórias e de alguns mitos que passam de geração em geração. São repetidos vezes sem conta, de pais para filhos, de avós para netos, entre colegas de escola e trabalho ou em muitas outras situações.
Uma das grandes questões sobre o chocolate é se causa acne.
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de acne. No entanto, alguns dermatologistas afirmam que pacientes com tendência à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.
Outra das questões é se o chocolate vicia.
O chocolate não vicia de verdade. Ele estimula o desejo por conter alguns componentes associados ao vício como é o caso da cafeína, que por ter concentrações muitas baixas não parecem ter o efeito psicoativo.
Mais uma questão é se o chocolate dietético engorda.
A resposta a esta pergunta é muito simples: sim, engorda! Tanto o chocolate dietético como os normais são bastante calóricos. No caso do chocolate dietético não há adição de açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior ao do chocolate normal, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega até a ser mais calórico que o chocolate comum. Por este motivo é apenas indicado para diabéticos e não para pessoas que querem emagrecer.
Mais uma das questões é se causa cáries.
Não há provas científicas de que o chocolate possa causar cáries dentárias. Pelo contrário, os estudos indicam que o chocolate contêm substâncias que podem anular o potencial cariogénico do açúcar que contém. Como o chocolate é uma fonte natural de proteínas, cálcio e fósforo, que são