Chocolate” nutritivo
Por Julia Couto, do AreaM | Yahoo! Brasil – qua, 1 de fev de 2012 18:34 BRST * * *
O que é o que é: tem cor de chocolate, cheiro de chocolate e até um gosto parecido com o de chocolate, mas não é chocolate? A sua resposta poderia ser: milagre. Mas não, a resposta certa para esta pergunta é: alfarroba. Sim, uma leguminosa pouco conhecida no Brasil, mas que promete saciar os desejos das mais fissuradas pelas delícias do cacau.
Leia também:
Mantenha os cabelos hidratados no verão
Chia pode ajudar no emagrecimento
De acordo com a nutricionista Ana Paula Gagliotti, a alfarroba é uma leguminosa da mesma família do feijão e, apesar de ser nativa do mediterrâneo, já é produzida no Brasil. “Em sua forma natural ela parece uma vagem de cor marrom escura e sabor adocicado. A indústria geralmente utiliza a polpa da alfarroba, que é triturada e posteriormente torrada”, diz. Atualmente, a leguminosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em diversas de formas, como barras, bombons e pó.
Em todas elas, o que predomina é o marrom parecido com o do chocolate ao leite e também o cheiro, que lembra muito o cacau. As vantagens em relação aos chocolates tradicionais são muitas, entre elas o valor nutritivo. “Enquanto o chocolate possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui apenas 0,7 de gordura e um alto teor de açúcares naturais (em torno de 38% a 45%), como sucrose, glucose e frutose”, conta a nutricionista.
Além disso, a alfarroba é isenta de cafeína, lactose e glúten. “Se tornando assim, uma ótima opção para indivíduos que sofrem de doença celíaca, que são intolerantes a lactose e que possuem outras restrições alimentares”, diz Ana Paula. Mas ainda pode ser melhor. Ela também contém grande quantidade de fibras. Essas fibras naturais ajudam a proteger a mucosa intestinal contra possíveis irritações, podendo assim contribuir para minimizar as agressões intestinais causadas