China
A China, desde que iniciou as reformas há 30 anos, vem crescendo a taxas muito elevadas. Ao contrário de outros países que possuíam uma economia planificada, a transição chinesa foi acompanhada por melhoria nas condições materiais e sócias da população. Ao mesmo tempo, a economia chinesa vai avançando, tornando-se a grande manufatura do mundo em uma série de setores e crescendo sua participação na produção e na exportação de produtos mais elaborados e tecnologicamente intensivos.
Desenvolvimento
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo, possui uma alta taxa de crescimento econômico avaliada em série de fatores, relacionados, entre outros aspectos. Estas particularidades, bem utilizadas pelas lideranças, vêm dando á China certos graus de liberdade que não são usualmente disponíveis para os demais países em desenvolvimento. Isto se reflete na autonomia de sua política econômica, assim como na capacidade de negociar com os outros países e com as empresas multinacionais.
Existem várias vantagens em abrir uma empresa na china uma delas é que se uma empresa estiver comprometida em atividades de produção por período superior a 10 anos, esta tem direito a isenção de impostos pelo período de 5 anos, o que significa uma grande vantagem em relação às outras empresas, pois com este incentivo é possível ter um aumento nos lucros já que não haverá tantas deduções.
Quando acaba este período de isenção, caso a empresa exporte pelo menos 70% da sua produção anual ela ganha uma redução de 50% em impostos, ou se a empresa decidir investir em tecnologia avançada ela obtém redução de 50% nos impostos durante 3 anos também. Outra grande vantagem de investir é a mão-de-obra barata na qual é um ponto bastante significativo na hora de avaliar um possível local para instalar uma empresa.
Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão