China
DANIELY FUENTES VIEIRA
Violação dos direitos direito humanos na China afetados pelo salto do desenvolvimento econômico dos últimos dez anos
BAURU
2014
1 Justificativa e Relevância do Tema
O projeto tem como proposta examinar as violações dos direitos humanos sendo eles os direitos trabalhistas da população da China, relacionando-os com a mudança do desenvolvimento econômico dos últimos dez anos.
Segundo Pomar (1996), a China, monarquia imperial agrária, passou no início do século XX por diversas revoltas e conflitos que foram mudando e moldando a sociedade, até o surgimento da República Chinesa. Posteriormente, com a criação do Partido Comunista Chinês e a revolução que acarretou a fundação da República Popular da China, em 1949, o país sofre alterações no seu sistema político e econômico, dando prioridade ao setor industrial, almejando uma maior distribuição de riquezas, pois até então, ela não passava de um país extremamente pobre.
Atualmente, a China é segunda maior economia do mundo; ela se transformou em um dos principais centros de manufatura para as multinacionais, abrigando fortes investimentosde empresas de todo o mundo. (YUEH; LINDA. 2014).
A linha de estudo, é compreender o paradoxo do crescimento econômico vultoso do país, que teve o governo como principal intuito reduzir a pobreza; porém esse crescimento viola diretamente os direitos fundamentais e fez aumentar a desigualdade social da população.
A desigualdade de renda chinesa é uma das maiores do mundo, de acordo com Marcelo Ninio (2014), ela esta no grupo dos países com a pior distribuição de renda.
Ao longo dos anos muitas pessoas que estavam na área rural se mudaram para grandes regiões para trabalhar em fabricas; em 2012, o número de habitantes das cidades superam o numero dos moradores das zonas rurais. (China..., UOL noticias, 2012).
“A China vive uma aceleração da urbanização e um êxodo rural em massa, induzido pela