China
Alimentado por discussões aprofundadas com investigadores e agentes económicos chineses, a obra oferece um formidável balanço dos pontos fortes como das linhas de fractura. Voltado para o futuro, esta obra enfrento as questões essenciais: o impressionante crescimento da China, ampliada pela sua demografia, irá levá lo para a primeira fila mundial nos próximos dois ou três decênios? A coexistência de uma economia em plena efervescência e de um sistema político particularmente rígido é viável?
A China estará a percorrer o caminho dos pequenos dragões da Ásia quando descolaram (1967 1982), do Japão do grande crescimento (1953 1973), ou a comparação só é possível com as mudanças trazidos pelos Estados Unidos no início do século XXI?
Sem ceder às especulações e aos jogos do mente, informado de forma sólida, este livro que venceu o prêmio Francis Gornier, 2006 traz um esclarecimento indispensável sobre os desafios desta escalada de potência da China sobre a sua afirmação como rival estratégico dos Estados Unidos e sobre a modificação profundo dos relações económicas internacionais que daí podem