China
Folha de S.Paulo - Mercado - China pode virar maior economia mundial neste ano - 01/05/2014
China pode virar maior economia mundial neste ano
Estatísticas coordenadas pelo Bird preveem que país supere os EUA neste ano em paridade de poder de compra
CHRIS GILES
DO "FINANCIAL TIMES"
Os Estados Unidos estão à beira de perder sua posição como maior economia do mundo e devem ser superados pela China neste ano, mais cedo do que em geral se esperava, de acordo com as mais importantes agências estatísticas do planeta.
Os líderes da economia mundial são os EUA desde 1872, quando ultrapassaram o
Reino Unido. A maioria dos economistas previa, até agora, que a China tomaria a primeira posição em 2019.
Os números, compilados pelo ICP (Programa de Comparação Internacional), coordenado pelo Bird (Banco Mundial), são as mais abrangentes estimativas do que o dinheiro é capaz de pode comprar em diferentes países e são usados pela maioria das organizações do setor público e privado, a exemplo do FMI (Fundo Monetário
Internacional). É a primeira vez que eles são atualizados desde 2005.
Depois de extensas pesquisas sobre os preços de bens e serviços, o ICP concluiu que o dinheiro compra mais nos países pobres do que seus cálculos anteriores indicavam, o que o levou a reestimar o tamanho relativo das economias de mercado emergente. As estimativas quanto ao custo de vida real, conhecidas como "paridade de poder de compra" ou PPP (na sigla em inglês), são reconhecidas como a melhor maneira de comparar o tamanho de economias, de preferência às voláteis taxas de câmbio, que raramente refletem o custo real dos bens e serviços.
Usando esse último indi cador, o FMI estimou o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA para 2012 em US$ 16,2 trilhões, e o da China, em US$ 8,2 trilhões.
AVANÇO
Em 2005, o ICP estimava a economia da China com um valor equivalente a 43% do total norteamericano. Em razão da nova metodologia e do crescimento muito mais
rápido