China e sa economia
As transformações verificadas na indústria foram: * a substituição da indústria pesada por produtos de consumo e têxteis destinados à exportação; * a adoção do modelo dos países industrializados; * a abertura da China aos interesses econômicos estrangeiros.
Porém, não foram só estas mudanças que se verificaram ao nível deste mesmo setor, tal como podemos ver a partir da expressão "UM PAÍS DOIS SISTEMAS", Deng foi quem propôs esta máxima, sendo a China um país comunista e capitalista ao mesmo tempo,o que que consistiu na criação de quatro zonas econômicas especiais abertas às indústrias financiadas por capitais estrangeiros e com total liberdade de realização de trocas comerciais com o exterior.
Estas quatro zonas foram muito bem sucedidas no que toca à economia servindo de incentivo para a criação de uma zona livre na ilha de Hainan e de cidades portuárias onde as empresas chinesas podiam negociar e era permitido investimentos estrangeiros mais baixos aos das quatro zonas especiais.
O capital estrangeiro, primeiramente foi investido na liberalização industrial e comercial nas regiões costeiras, contudo mais tarde os investimentos estrangeiros foram feitos no interior com o objetivo de encontrar mão de obra abundante e barata. Todos os setores abertos aos investimentos se beneficiaram, com exceção para os do monopólio do Estado, que eram as mais competitivas - indústria espacial, militar e telecomunicações.
Estas mudanças na China fizeram decolar a economia a partir dos anos 80,conseguindo competir com os EUA e a Europa. Estas mudanças são visíveis a partir da análise dos