china e japão
Introdução (China) : Têm-se notícias da China organizada como estado desde cerca de 1000 a.C, este país, na antiguidade, foi sempre caracterizado pelo seu isolamento da cultura ocidental. Em 1513 houve a chegada do navegador português Jorge Álvares e em 1557 Portugal estabeleceu a colônia de Macau, com a autorização do imperador Chi-Tsung. A Inglaterra estabeleceu também uma colônia em território Chinês, em 1842, Hong Kong, que arrendou da China em 1898 por 99 anos. No século XIX o país contava com cerca de 400 milhões de habitantes e uma economia essencialmente agrícola, representava um mercado atraente ás potências econômicas da época. Devido á sua fragilidade militar e atraso tecnológico, neste período, o país foi dominado pela Inglaterra, Rússia, França, Alemanha, Estados Unidos e inclusive o Japão. Apesar de resistir á ocupação estrangeira, a china foi subjugada até meados do século XX.
Introdução (Japão) : O Japão é atualmente a segunda maior economia do planeta. Conseguiu emergir dos destroços deixados pela Segunda Guerra Mundial tornando-se umas das economias mais importantes do planeta. Seu processo de industrialização explica esse vertiginoso crescimento.
China
A EVOLUÇÃO CHINESA
Sendo um país comunista, a China adotou o modelo de economia planificada, esteve muito ligada á extinta União Soviética até a década de 1960. Na época a economia voltava-se para o desenvolvimento industrial, mas com o rompimento ideológico entre os partidos Comunistas de ambos os países, passou-se a focar novamente a agricultura.
Mao Tsé-tung lança o programa "grande salto para frente", em 1958, que visava dotar o país de um sistema industrial completo, mas este projeto entrou em colapso já no ano de 1961. Em 1966 acontece um período de grande instabilidade política, a revolução cultural. Esta época foi marcada pela perseguição política, com uma tentativa de depuração do partido Comunista e transformação ideológica. Este programa que durou até 1976, quase