China contemporanea
Ernani Teodoro[1]
A China antiga também era uma grande exportadora. O pais comercializava principalmente especiarias e seda. Mercadores, vindos de outras regiões, enfrentavam longas distancias para adquirir os produtos chineses. O caminho entre a China e a Europa, por onde a seda era transportada, ficou conhecida como a Rota da Seda. (APOLINÁRIO,2007)
Passados vários séculos a China, desde 1949, Republica Popular Chinesa, Volta a figurar no cenário internacional , como grande exportadora, na atualidade, de produtos industrializados.
Os fundadores da Republica Popular da China, sob a Liderança de Mao Tsé-Tung , seguindo a orientação comunista, buscavam a criação de uma nova estrutura política , econômica e social. A esta época a China, arrasada por sucessivas lutas contra os invasores estrangeiros (japoneses) e a guerra civil entre nacionalistas e comunistas da qual esses últimos saíram vencedores, e não dispunha dos elementos básicos para implementar, e num segundo momento, sustentar um processo de modernização que a transformasse em potência global.(MARQUES E LEITE)
O regime comunista procurou transformar a sociedade e a economia chinesa, com a socialização dos bens básicos: a terra e a industria, eliminando a propriedade privada dos meios de produção e desenvolver a produtividade e a industrialização, contando, inicialmente, com seus internos. Como medida essencial para a resolução do problema de abastecimento alimentar foi adota a reforma agrária.
O modelo de desenvolvimento adotado por Mao e seus seguidores, era o Soviético , em 1958, os dirigentes chineses abandonam este modelo e introduzem um plano, conhecido como o grande Salto à Frente (GSF) que buscava ao mesmo tempo, a industrialização e a coletivização, Este plano foi um desastre econômico . A falta de habilidade administrativa, a