Chilehaus A Obra
O arquiteto Johann Friedrich Höger, mundialmente conhecido por Fritz Höger, foi um artista alemão, pioneiro no expressionismo, principal característica de suas obras.
Arquiteto urbanista, iniciou sua carreira como construtor e pedreiro e, autodidata que era, especializou-se por conta própria em arquitetura.
Iniciou seus trabalhos com obras locais como igrejas, casas e até prédios da prefeitura e com o passar dos anos teve criações e obras de grande destaque por toda Alemanha, das quais podemos destacar o Edifício Chile-haus.
Fritz Höger era polivalente e mostrava grande interesse em literatura. Chegou a até mesmo escrever poesias. Tornou-se membro da Sociedade Nordic (Nordische Gesellschaft) e era participante ativo de reuniões do grupo de escritores Eutiner Dichterkreis.
Simpatizante do Nazismo, Höger tentou implementar suas obras junto ao regime, porém, o expressionismo não agradava a Hitler.
Seu nome e influência deram origem ao prêmio máximo da área de arquitetura o Fritz Höger Award, que contempla grandes arquitetos do nosso tempo que fazem uso de tijolos de maneira criativa e inovadora.
Características e obras
Em sua juventude, o empresário Henry Hamburgo Brarens Sloman imigrou sem dinheiro para o Chile. Aos 60 anos, retornou à sua cidade natal como um homem rico e decidiu agregar: Em 21 de outubro de 1922, ele comprou o terreno onde construiria o edifício Chile-Haus, com cerca de 5.000 m². Além disso, ganhou 4,8 milhões de tijolos em doação. A ideia era criar uma estrutura diferenciada, sob a forma de um navio de passageiros. Em 1924, finalmente, tinha chegado o momento: o trabalho de construção sob a orientação do renomado arquiteto Fritz Hoger fora concluído.
O Hoger tem diversas realizações em toda Alemanha, tais como a escola com planetário Kirche am Hohenzollernplatz, uma igreja no distrito de Wilmersdorf em Berlim, a torre da Hannoverscher; e a Câmara Municipal de Wilhelmshaven, porém, a mais conhecida das obras de Hoger é o