Chile
Os Chilenos têm desenvolvido uma personalidade nacional, formada, talvez, pelas qualidades especiais da geografia de seu país. Às suas tradições Espanholas e pré-Hispânicas foram adicionados, especialmente no norte, os costumes dos criollos (descendentes dos colonos Espanhóis) dos países vizinhos Bolívia e Peru.
Hoje os Chilenos premiam um folclore que se origina em parte do povo nativo do país, em parte, da Espanha, e em parte do Altiplano da Bolívia.
Além das tradicionais festas religiosas, os Chilenos celebram seus próprios festivais especiais. Em La Tirana e Andacollo, pessoas vestidas com bonitas roupas de férias juntam-se em lentas danças rítmicas. A música que as acompanha é baseada na escala pentatônica, ou de cinco-tons, comum na Ásia e entre os povos nativos do Peru e da Bolívia. A música é tocada no tambor e no sicú, um instrumento de sopro com tubos de comprimentos diferentes, muito parecido com os tubos de Pã. O Dia de São Pedro é comemorado em 29 de Junho. Neste dia, os pescadores do Chile participam de um festival do mar em honra do seu santo padroeiro.
O feriado mais importante do Chile comemora o primeiro passo do país para a independência da Espanha. Ele é comemorado em 18 e 19 de Setembro. Todas as cidades do país tomam parte nas festividades. As decorações e desfiles são previstas com semanas de antecedência.
A maioria das canções tradicionais do Chile, especialmente a típica tonada, são tristes e melancólicas. Mas muitas vezes as melodias do Chile têm um tom ligeiramente humorístico. A dança nacional é chamada de cueca. Ela tem a sua origem direta no Peru colonial
Muitos Chilenos são grandes entusiastas de esportes. Eles esquiam nas montanhas cobertas de neve do seu país, pescam em seus rios e lagos, e caçam em suas florestas. Eles gostam de assistir jogos de futebol, jogos de voleibol, e rodeios. Um dos jogos favoritos dos Chilenos é o chueca, um esporte semelhante ao hóquei que era jogado pelos Araucanos