Chile, é um modelo de abertura?
CHILE
A geografia do Chile é extremamente distinta, um país que tem diferentes tipos de clima e sua distribuição populacional é de aproximadamente 17.957.720, com a língua oficial Espanhol e sua moeda é o peso chileno (CLP).
O Chile é situado na América do Sul, entre o oceano pacífico, Argentina, Bolívia e Peru.
No mapa o Chile aparece como uma longa faixa que se estende do meio da costa oeste da América do sul até o extremo meridional do continente, sendo assim um país mais estreito do mundo.
O Chile tem como sua capital a cidade de Santiago que é considerada a terceira capital latina americana com melhor qualidade de vida. E o Chile tem como Presidente a socialista Michelle Bachelet que assumiu o cargono dia 11 de Março de 2014.
O Chile é um modelo de abertura?
Os indicadores econômicos e financeiros indicam que sim, devido ao seus planejamentos e os investimentos em infraestruturas no país.
•Desempenhos econômicos: Durante os últimos 20 anos, a taxa de crescimento da economia evoluiu positivamente, mais diferenciada. A taxa de investimento que impeliu o crescimento oscilou de 22% a 25% e e a taxa oficial de desemprego nunca ultrapassou 8,5%. Permitindo assim que alguns falassem em milagre chileno. o crescimento foi de 4% durante os anos 2003-2009 e teria sido de 4,6% se não fosse à crise de 2009.
As finanças públicas, no entanto, dependem fortemente do preço do cobre e a inflação esta bem controlada mais permanece sensível à taxa de câmbio em regime flutuaindo o preço da energia, pois dois terços da energia consumidas são importados. Tudo depende da evolução do preço do cobre e do fato de que a China absorve hoje em dia 25% das exportações chilenas.
Setores e bens específicos: O setor minério especialmente o cobre domina há muito tempo não só a produção e as exportações do país, mas também suas finanças públicas, além de garantir0 segurança, pois uma parte das receitas desse minério é destinada ao orçamento nacional de