Chiel
– UMA ABORDAGEM TÉRMICO-ENERGÉTICA
The reality of buildings rehabilitation in Portugal – a thermo-energetic approach
Débora Fernandes1, Carlos Pina dos Santos2 e Paulina Faria3
Eng. Débora
Fernandes
DEC-FCT UNL
2
LNEC-DED/NRI
Caparica - Portugal
1 3 Dep.
Doutor Carlos Pina dos Santos
Lisboa - Portugal
Prof. Paulina Faria
DEC-FCT UNL
Caparica-Portugal
Eng. Civil, FCT, Universidade Nova de Lisboa ( Eng.ª Civil, 2829 -516 Caparica, d.fernandes@campus.fct.unl.pt)
Departamento de Edifícios, LNEC (Engº Civil, Investigador Principal, LNEC – Av. Brasil, 101, 1700-066 Lisboa, pina.santos@lnec.pt) 3 Dep.
Eng. Civil, FCT, Universidade Nova de Lisboa (Prof. Associado, 2829-516 Caparica, paulina.faria@fct.unl.pt)
Palavras-chave: reabilitação, reabilitação térmico-energética, eficiência energética
Resumo
Uma resposta à atual crise que o setor da construção atravessa passará pelo aumento da atividade de reabilitação de edifícios, que desempenhará, também, um papel importante na revitalização das cidades.
Portugal apresenta uma saturação do mercado da construção nova, existindo mais oferta que procura. Contudo, segundo os Censos de 2001, cerca de 58% dos edifícios têm necessidade de algum grau de intervenção. Sabese, além disso, que o consumo de energia é o terceiro setor que mais contribui para a emissão de gases de efeito de estufa, representando os edifícios de habitação e serviços 30% do consumo de energia total. Nesse sentido a reabilitação de edifícios, através da aplicação de medidas de melhoria do comportamento térmicoenergético, pode contribuir para uma maior eficiência energética e para a redução de emissões de gases de efeito de estufa, apoiando o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo Protocolo de Quioto.
Reconhece-se que os donos-de-obra, empreiteiros e projetistas estão cada vez mais sensibilizados para as vantagens da reabilitação e, em especial, da reabilitação