Chiavenato
R:Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização,Precisão na definição do cargo e na operação,Rapidez nas decisões,Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita,Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado,Redução do atrito entre as pessoas,Constância,Subordinação dos mais novos aos mais antigos, Confiabilidade.
2. Explique o excessivo racionalismo da burocracia.
R: Um conceito muito ligado à burocracia é o de racionalidade. No sentido weberiano, a racionalidade implica adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência
3. Por que é tão difícil haver mudanças num modelo de burocracia?
R: A burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz, quando surge alguma possibilidade de mudança dentro da organização, essa mudança tende a ser interpretada pelo funcionário como algo que ele desconhece, e, portanto, algo que pode trazer perigo à sua segurança e tranqüilidade. Com isto, a mudança passa a ser indesejável para o funcionário. E, na medida do possível, ele passa a resistir a qualquer tipo de mudança que se queira implantar na burocracia.
4. Explique qual a utilidade dos sinais de autoridade numa burocracia.
R: Como a burocracia enfatiza a hierarquia de autoridade, torna-se necessário um sistema capaz de indicar, aos olhos de todos, aqueles que detêm o poder. Daí surge a tendência à utilização intensiva de símbolos ou de sinais de status para demonstrar a posição hierárquica dos funcionários.
5. Explique como a burocracia pode gerar dificuldade e conflitos cliente ou publico.
R:Pois o funcionário tem suras rotinas e procedimentos passados passado pelo superiores, por isso todos os clientes são atendidos de forma