chernobyl
CIDADE DA NORTE DE UCRÂNIA, EM 26 DE ABRIL DE 1986
Fotos: Sites Phoronix e Der Spiegel http://www.achetudoeregiao.com.br/rj/usina_nuclear2.htm
No inicio da madrugada do dia 26 de abril, os técnicos encarregados pela usina nuclear decidiram testar um sistema de segurança que permitira o funcionamento do reator com baixa energia.
Sem tomar os devidos cuidados, o reator acabou explodindo e liberando uma imensa nuvem,
400 vezes mais radioativa do que a bomba atômica de Hiroshima - contaminando a população, animais, meio ambiente,......
A explosão provocou uma nuvem radioativa de grande intensidade que se espalhou e contaminou a União Soviética, Escandinávia, Reino Unido e grande parte da Europa.
Durante quase um mês, Moscou manteve um completo silêncio sobre detalhes.
Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia (Belarus) e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200.000 pessoas.
Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.
.
O governo soviético procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, até que a radiação em alto nível foi detectada em outros países.
Segue um trecho do pronunciamento do líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, na época do acidente, quando o governo admitiu a ocorrência:
"Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle."
Em seguida enviou quase 600.000 pessoas, entre bombeiros, civis e soldados, que foram
Apelidados de “liquidadores”, à zona afetada para a construção de um sarcófago para fechar o reator danificado durante pelo menos 20 a 30 anos.
Um estudo elaborado por cientistas britânicos calcula o número de mortes entre
30.000 e 60.000.
As